Alemanha - Berlim: Roteiro de 1 dia pela cidade! (Autora: Ana Paula Vieira)


Ano passado, acompanhei meu marido que foi a trabalho para Leipzig, Alemanha. Andei muito por lá e contei tudo aqui, também fui 1 dia em Dresden e contei aqui. Aproveitei um dia e fiz um passeio, no estilo bate e volta, até Berlim.


Fui de trem, em viagem com duração de aproximada de 1:15 h. Cheguei em Berlim 9:30 da manhã e meu trem da volta saía 20:27, 11 horas para aproveitar essa cidade incrível. Comprei as passagens pelo site. O trem é bem confortável e tem wifi.

Segui andando da Estação de Trem Central para o Reichstag Building. Não pude ir até o domo de vidro pois não sabia que tinha que fazer a reserva da visita antecipadamente, então não deixem de marcar no site. Ainda tentei na hora mas não havia mais vagas, curti o lado de fora mesmo.



Dali, segui pelos jardins até o Portão de Brandenburg, que rende boas fotos.



Bem pertinho dali, fui até o Memorial aos Judeus mortos na Europa, conjunto de blocos pretos que simbolizam os judeus mortos pelos nazistas e, em seu subsolo, museu bem interessante sobre o assunto. O museu é gratuito e tem uma pequena fila, mas vale a espera.






Segui caminhando para o Topographie des terrors, museu que conta a história do muro de Berlim e do terror nazista, com uma parte ainda em pé. Também gratuito e super interessante.





Já viram que gosto de andar! Acho que é uma forma de aproveitar melhor os lugares. Claro que fui andando até o Checkpoint Charlie, antigo posto entre as Alemanhas Oriental e Ocidental. Ficam dois atores vestidos com uniforme da época tirando fotos.



Para a Torre de TV, Fernsehturm, a caminhada foi um pouco mais longa, a dica é ir de metro. Chegando na torre, já garanti meu ingresso com o horário marcado para a subida. Almoçei e fui para o elevador. Ótima vista da cidade!




Segui de metro até o Memorial do Muro de Berlim, Gedenkstätte Berliner Mauer. Estava super curiosa pois lá tem um pedaço preservado de como era a separação entre as Alemanhas Oriental e Ocidental, além de contar a história de pessoas que tentaram passar pelo muro. Super interessante e perturbador, vale a visita. A dica é descer na estação do metro Bernauer Strabe (U8) e seguir para a esquerda para não perder nenhum ponto da exposição ao ar livre.







Dali, segui de metro para a Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, igreja que foi bombardeada durante a 2ª Guerra e tem sua torre destruída até hoje.


Caminhando, fui até o museu Story of Berlim, museu interativo que reproduz como as pessoas vivam em Berlim em diferentes épocas. Destaque para as duas salas de estar, representando como eram as residências nas partes oriental e ocidental, separadas por uma bomba. Esse museu possui um bunker em seu subsolo. Observar horários de visita ao bunker.













Segui de metro até a ilha dos museus e catedral de Berlim, mas não entrei em nenhum deles pois estava com o horário apertado e queria muito ainda ir ao DDR Museum, retrata vários itens da vida da Alemanha oriental, inclusive com a reprodução de uma casa da época. Muito legal!









Daqui, fui para a Estação Central de Trem voltar para Leipzig.

Infelizmente, meu tempo foi curto em Berlim mas deu para visitar muita coisa. Se o seu interesse for saber sobre a história recente de Berlim, o nazismo e muro de Berlim, siga esse roteiro que vai ser bem interessante!

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo