Gastronomia – Rio de Janeiro: Evento Circuito do Vinho na Gruta São Sebastião (autor: Marcelo Ribeiro)

Olá pessoal! Eu sou Marcelo Ribeiro, um carioca de 32 anos, professor de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ. A convite da minha amiga Didi, eu fui dar uma conferida no “Evento Circuito do Vinho”, que ocorreu na Gruta São Sebastião, na CADEG. Vou contar tudo o que aconteceu por lá em detalhes neste post.

Esta pessoa que aqui vos escreve é super lerdinha e demorou um tempinho para encontrar o local. O CADEG, em Benfica, foi super fácil de achar. A parte difícil foi ao subir para o depósito que, por causa do horário, estava sem iluminação e com pouca gente para informar. Foi bastante difícil encontrar o quarteirão da Gruta São Sebastião, mas em tempo eu achei!

Claro que isso não atrapalhou nem um pouco o brilho do evento, que contou com a recepção carinhosa da queridíssima Marcelle Melo, que logo tratou de me colocar perto de um monte de gente legal! Ela me apresentou a Kátia Braga do Blog Cruzando Mundo, que estava lá para prestigiar e foi ótima companhia durante a noite.

Marcelle e Marcelo, na recepção do evento
Marcelle e Marcelo, na recepção do evento
A primeira coisa que me chamou atenção foi a decoração do local, com muitos detalhes em madeira, bastante aconchegante.  Destaque para essa gracinha que ficou o lavabo.

                                           
Como eu cheguei um pouquinho mais tarde, as entradas já estavam servidas, mas deu tempo de eu saborear os deliciosos bolinhos de bacalhau.
 
bolinhos de bacalhau servidos com pãezinhos e pasta de grão de bico
bolinhos de bacalhau servidos com pãezinhos e pasta de grão de bico
Quase não demorou para que o primeiro prato da noite fosse servido: um maravilhoso arroz de pato, muito bem servido, acompanhado pelo vinho Vallado Doc, produzido na região de Douro, em Portugal. Enquanto os vinhos eram servidos, o sommelier Volnei Signor estava por lá para explicar tudinho. E foi muito enriquecedor porque tinha muita gente da Confraria dos Vinhos por lá, o que deixou o evento repleto de perguntas e observações bem interessantes.

Arroz de pato, acompanhado de vinho tinto Vallado Doc
Arroz de pato, acompanhado de vinho tinto Vallado Doc
Vinho Valado Doc
Vinho Valado Doc
O segundo prato principal foi um cordeiro assado, acompanhado de nhoque e molho de hortelã. E o vinho servido foi produzido na vinícola Esporão, na região do Alentejo, em Portugal. Eu notei que o vinho era bem mais encorpado que o anterior. O Volnei explicou que ele tinha essa característica por causa do clima da região em que foi produzido. 

Cordeiro assado, acompanhado de nhoque e molho de hortelã. Vinho tinto Esporão, do Alentejo
Cordeiro assado, acompanhado de nhoque e molho de hortelã. Vinho tinto Esporão, do Alentejo
E, para encerrar as degustações, uma sobremesa absurdamente maravilhosa: banana flambada com sorvete, acompanhada do espumante Rio Sol Moscatel. Não preciso nem dizer que este vinho ganhou meu coração! Foi tão apreciado que a discussão sobre ele foi seguida de muitos elogios aos espumantes produzidos no Brasil. Para quem não sabe, a vinícola Rio Sol fica na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco, e é bastante premiada internacionalmente pela qualidade de seus espumantes. Fica então a ótima dica para quem gosta de espumantes.                  

sobremesa banana flambada com sorvete e vinho Rio Sol Moscatel
sobremesa banana flambada com sorvete e vinho Rio Sol Moscatel


Vinho Rio Sol Moscatel e Esporão
Vinho Rio Sol Moscatel e Esporão
 
Bom, isso foi tudo! Fico por aqui e até a próxima.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo