Austrália: Acampando na Tasmânia - Roteiro de 4 dias (autora: Joanna Romano)

Viajar de carro pela Tasmânia foi uma das coisas mais incríveis que já fiz durante esse quase um ano e meio vivendo na Austrália. Além das praias maravilhosas e das paisagens de tirar o fôlego, a vida selvagem nos parques nacionais da Tasmânia é riquíssima. 

Bay of Fires
Bay of Fires

Dia 1: Começamos a nossa viagem de carro em Devonport, o ferry chegou lá às 6:30 da manhã. 
Assim que saímos do ferry fomos no mercado comprar comida para a viagem toda, compramos coisas práticas como pão, atum, salada pronta, barrinha de cereais, água e frutas (é possível comprar comida ao longo do caminho, mas preferimos comprar tudo de uma vez para não perder tempo depois). 
A primeira parada da nossa viagem foi em Bay of Fires, que é uma região de praias de areia bem branquinha, água cristalina e pedras laranjas (a cor laranja dessas pedras é devido a um tipo de líquen). Montamos as barracas no camping e fomos explorar a região de carro.

Bay of Fires liquen
Bay of Fires liquen
Tempo de viagem: De Devonport até Bay of Fires demorou um pouco mais de 3 horas de carro.  
Onde acampamos: Jeanneret Bay Campsite - Bay of Fires (o camping tem acesso direto para a praia)
Preço do camping: gratuito (nesse camping tem banheiro químico)


Dia 2: No segundo dia acordamos bem cedinho para ver o sol nascer na praia do camping, tomamos café, desmontamos as barracas e seguimos viagem para o Freycinet National Park.

Bay of Fires sunrise
Bay of Fires sunrise
Chegando lá, montamos a nossa barraca bem rapidinho, almoçamos e fomos fazer a trilha para o topo do Monte Amos. 
A trilha é bem puxadinha e tem partes que é preciso escalar. A vista do topo é muito linda, e é possível ver a famosa Wine Glass Bay de lá de cima. 

Mt Amos
Mt Amos
O tempo de trilha vai depender do condicionamento físico de cada um, então recomendo reservar uma tarde inteira para curtir o passeio. No final da tarde voltamos para o camping para assistir o pôr do sol na praia e fomos dormir logo depois de jantar.

Sunset Coles Bay
Sunset Coles Bay
Tempo de viagem: Do nosso camping em Bay of Fires até o Freycinet National Park demorou um pouco mais de 1 hora e meia de carro.  
Onde acampamos: Freycinet National Park campsite - Coles Bay (o camping tem acesso direto para a praia)
Preço do camping: $23 (para 4 pessoas) - (nesse camping tem banheiro e chuveiros com água fria)

Camping Freycinet Coles Bay
Camping Freycinet Coles Bay

Dia 3: Acordamos bem cedo novamente para ver o sol nascer, dessa vez pegamos o carro e fomos até um farol chamado Cape Tourville Lighthouse (mais ou menos 15 minutos de carro do camping). A vista dessa Lighthouse é linda demais, ainda mais quando o sol está nascendo. Essa estrada tem que ter bastante cuidado ao dirigir no escuro pois tem muito bicho, a gente quase atropelou um canguru sem querer. 

Cape Tourville Lighthouse
Cape Tourville Lighthouse
Depois de assistir o sol nascer voltamos para o camping, desmontamos as barracas e seguimos para Cradle Mountain.
Chegando no Cradle Mountain National Park fomos até a recepção do camping fazer o check-in, montamos as barracas e fomos almoçar na cafeteria que tem no Visitor Centre (ninguém aguentava mais comer sanduíche de atum hahaha). Aproveitamos para pegar informação sobre as trilhas da região. 

Cradle Mountain
Cradle Mountain
Cradle Mountain National Park
Cradle Mountain National Park

Depois do almoço fomos fazer duas trilhas rápidas e fáceis (menos de uma hora de trilha no total), fizemos as trilhas Enchanted Walk e a Pencil Pine & Knyvet Falls. Depois das trilhas fomos de carro até o Dove Lake para curtir o visual e ver o que nos esperava na manhã seguinte. Voltamos para o camping, jantamos e fomos dormir cedo para estarmos bem descansados para a última e mais intensa trilha da viagem.

Pencil Pine
Pencil Pine
Tempo de viagem: Do nosso camping em Coles Bay (Freycinet National Park) demorou um pouco menos de 4 horas de carro.  
Onde acampamos: Discovery Parks 
Preço do camping: $66 (para 4 pessoas) - (nesse camping tem banheiro e chuveiros com água quente)


Dia 4: Acordamos ás 6 da manhã, tomamos café, desmontamos as barracas e seguimos para o estacionamento do Dove Lake. O casal que viajou conosco decidiu não encarar a trilha até o topo da Cradle Mountain, e fizeram uma outra trilha mais leve.
Eu e o meu namorado começamos a trilha para o topo da Cradle Mountain antes das 7:30 da manhã, e paramos em diversos lugares ao longo da trilha antes de chegar na base da montanha. Inclusive encontramos o nosso casal de amigos em uma de nossas paradas, chegamos no Marion’s lookout mais ou menos na mesma hora (nós começamos as trilhas em pontos diferentes, eles voltaram para o Dove Lake depois do Marion’s lookout e a gente seguiu até chegar na Cradle Mountain), tiramos algumas fotos juntos, fizemos um lanchinho e continuamos. 

Cradle Mountain summit
Cradle Mountain summit
A trilha até chegar na base da montanha é na maior parte das vezes moderada, mas a subida da base até o topo é bem difícil. A subida é praticamente toda feita escalando pedras e exige um certo preparo físico. 
Ao chegar no topo nos abraçamos, comemoramos, e óbvio, tiramos um milhão de fotos! A sensação de chegar no topo foi indescritível, com certeza essa foi a melhor trilha que já fiz na vida. Comemos um sanduíche que tínhamos levado, fizemos amizade com um senhor da Suíça (ele devia ter uns 60 e poucos anos) que estava fazendo a trilha sozinho, e descemos a montanha todos juntos. 
A descida não foi muito fácil, pois requer muito cuidado na hora de descer as pedras. 
Na volta para o estacionamento paramos de novo no Marion’s lookout para contemplar aquela maravilha da natureza mais uma vezinha.

Marions Lookout
Marions Lookout
Chegamos no estacionamento um pouco antes das 3 da tarde, descansamos uns vinte minutos e fomos tomar um café no Visitor Centre. 
O nosso ferry de volta para Melbourne saía de Devonport às 7:30 da noite, e tínhamos que chegar lá com uma hora de antecedência. Saímos do Visitor Centre antes das 4 da tarde e fomos direto para Devonport.
Como chegamos em Devonport mais cedo do que o esperado e o sol iria se por antes das 6, resolvemos assistir o nosso último pôr do sol na Tasmânia na Mersey Bluff Lighthouse, um farol que fica a menos de dez minutos de carro do porto. 

Mersey Bluff Lighthouse Devonport
Mersey Bluff Lighthouse Devonport
Tempo de trilha do estacionamento do Dove Lake até o topo da Cradle Mountain (ida e volta): De 6 a 8 horas (nós fizemos em um pouco mais de 7 horas, parando várias vezes para lanchar e tirar fotos)
Tempo de viagem do Visitor Centre até Devonport: Um pouco menos de 2 horas de carro.  

Curiosidades: A Tasmânia, carinhosamente apelidada pelos locais de “Tassie" (se fala Tázi), é uma ilha e um dos seis estados da Austrália.  

Melhor época para viajar pela Tasmânia: De outubro a maio, sendo que a alta temporada é nos meses de dezembro e janeiro. (eu fui em abril e já estava bem frio, principalmente de manhã cedo e a noite)

Como chegar da Tasmânia: Não existem vôos internacionais direto pra Tasmânia, para chegar lá de avião é preciso pegar um voo de uma das principais cidades da Austrália para Hobart, Devonport ou Launceston.  
Uma outra opção é pegar um ferry chamado Spirit of Tasmania, que sai diariamente de Port Melbourne ás 7:30 da noite e chega em Devonport às 6:30 da manhã do dia seguinte. O ferry é super moderno, tem restaurante, bares, sala de leitura, área de jogos e cabines super confortáveis com banheiros para quem quiser dormir com um pouco mais de conforto. 
Quando eu fui para a Tasmânia, fui com o meu namorado e mais um casal de amigos, e como nós quatro moramos em Melbourne e estávamos planejando viajar de carro e acampar, o ferry foi a opção mais barata e prática. A gente foi com o nosso carro, levamos todo o nosso equipamento de camping na mala do carro (no ferry tem espaço para mais ou menos 650 veículos), e dividimos uma cabine para quatro pessoas no ferry. 

O preço da passagem varia de acordo com a data, então a melhor opção é se programar com antecedência para garantir a melhor tarifa. 
Onde comprar as passagens para o ferry: www.spiritoftasmania.com.au 

Importante: Para visitar os parques nacionais da Tasmânia é preciso pagar uma taxa de conservação, e a opção mais barata em uma viagem de carro de 4 dias é comprar o passe que tem validade de 8 semanas e custa $60 por carro. Nós compramos o passe no ferry, mas é possível comprar online no site passes.parks.tas.gov.au .

Nós reservamos os campings pagos pelo telefone alguns dias antes da viagem. 
Freycinet National Park Campsite - +61 3 6256 7000
Discovery Parks Cradle Mountain - +61 3 6492 1395


POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:
BYRON BAY, O PARAÍSO HIPPIE AUSTRALIANO!
O QUE FAZER EM PHILLIP ISLAND!?
TOP 5 ATRAÇÕES DE GREAT OCEAN ROAD!
TANGALOOMA ISLAND RESORT - UM DIA EM MORETON ISLAND!
ACAMPANDO NA TASMÂNIA
GLAMPING NA AUSTRÁLIA, CAMPING COM GLAMOUR
EXPLORANDO O OUTBACK
-AVISTANDO BALEIAS JUBARTE NA GOLD COAST
MERGULHO NA GRANDE BARREIRA DE CORAIS
-WILSONS PROMONTORY
AS TOP 10 ATRAÇÕES DE MELBOURNE!
VOO DE BALÃO EM MELBOURNE!
CURSO DE BARISTA EM MELBOURNE
PASSEIO DE GÔNDOLA PELO JARDIM BOTÂNICO DE MELBOURNE
UM DIA PERFEITO VISITANDO AS PLANTAÇÕES NOS ARREDORES DE MELBOURNE

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo