Vacinação para as Viagens Internacionais!


Você sabia que muitos países exigem que você tenha tomado certas vacinas para entrar no seu território?! Não sabia?... Pois é, quando o assunto é saúde todo cuidado é pouco! Nada pior do que no meio da viagem dos sonhos ficar doente, ainda mais nós que somos VIAJANTES COM ESTILO!

(Imagem cedida por SXC.hu e Haap Media Ltd / br.freepik.com)

A Organização Mundial de Saúde enfatiza que todos os viajantes (doméstico e internacional) devem estar em dia com as vacinações de rotina. Viajar é uma boa oportunidade para os prestadores de cuidados de saúde verificarem o status de imunização de bebês, crianças, adolescentes e adultos. Os viajantes devem ser aconselhados a verificar se foram totalmente vacinados contra o sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche (tosse convulsa) e poliomielite antes de iniciar sua viagem. Não imunizados ou devem ser oferecidas as vacinas de rotina recomendados em seus calendários nacionais de imunização, além daqueles necessários para viagens internacionais.

Esse dado foi retirirado do site da OMS, ao qual todos temos acesso e devemos estar sempre checando para saber o que anda acontecendo no mundo em relação aos cuidados com a saúde e que podem nos afetar. O link para o site é www.who.int  e pode ser visto em diversas línguas, não português é claro, quase nunca tem em português né... hehehehehhe

Para entrar nesses países sem maiores problemas você deve apresentar a sua CIVP ou Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, onde você comprova que tomou as vacinas necessárias exigidas naquele país. Para obter a sua CIVP você deve se encaminhar a um dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante, para saber o endereço do mais próximo a você clique no link portal.anvisa.gov.br/endereços , mas para agilizar o atendimento, o interessado pode realizar um pré-cadastro no endereço www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

Como já falei anteriormente a OMS recomenda que o viajante mantenha atualizadas as vacinas que já deve manter rotineiramente de acordo com as normas do seu país, entretanto existem outras que não são exigidas comumente e que podem ser exigidas para entrar em alguns países. As mais comuns são a febre amarela e a malária e para saber quais são os países que exigem as vacinas de febre amarela e a situação da malária no mundo para que você possa se proteger a OMS dispõem esse documento no site http://www.who.int/lista. A vacina da febre amarela deverá ser tomada com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência da viagem.

O prazo da CIVP tem a validade de cada vacina, que no caso da febre amarela é de 10 (dez) anos, após 10 (dez) dias de sua primeira administração.

Outra vacina altamente recomendada pela ANVISA é a contra o sarampo, a recomendação é que a mesma seja tomada quando o destino é o Continente Europeu. A mesma deve ser tomada com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência da viagem.

Para ler mais sobre o assunto acesse os seguintes sites:

Vamos ficar atentos porque um Viajante com Estilo não marca bobeira!
          Beijos. Di.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo