São Paulo: Como se locomover na cidade!


Esse assunto depende bastante do perfil do viajante, pois a cidade oferece uma grande gama de opções em cada setor modal. Entretanto, existem alguns tipos de transporte como por exemplo o metrô, que em certos horários ficam cheios demais e se você estiver indo para algum evento ou tiver um estilo mais glamouroso, no final dessa experiência você estará totalmente desgrenhado.

(Imagem cedida por lkunl / www.freedigitalphotos.net)
(Imagem cedida por lkunl / www.freedigitalphotos.net)


TÁXI
A cidade oferece uma grande quantidade de táxis, principalmente nas áreas próximas ao centro. Nos bairros mais afastados também não há maiores problemas, pois se você estiver no seu hotel eles tem sempre o contato de uma cooperativa e você pode pegar o telefone desse taxista e ligar para ele quando estiver em algum lugar de difícil acesso.
Além disso, hoje existem também aplicativos para celulares que te ajudam a encontrar táxis próximos a você. Nunca precisei testar, mas vale a pena pois nele você classifica os taxistas se não ficar satisfeito e tem acesso a opinião de outras pessoas. Alguns desses aplicativos são: 99taxis, easytaxi, taxibeat. Essa pode ser uma boa opção se você não estiver encontrando um táxi nessa grande cidade, o que acho quase impossível de acontecer!


ALUGUEL DE CARRO
Existem diversas empresas que trabalham com esse serviço, assim que você chega no aeroporto e também espalhadas pela cidade. Pode ser que outras pessoas não concordem comigo, mas acho que não existe pior opção para o viajante do que escolher esse meio de transporte para se locomover na cidade de São Paulo.
Além do grande trânsito, que é um problema crônico que afeta todas as grandes cidades, não seria diferente em São Paulo. Também afeta o táxi e o ônibus, mas nesse caso não será você que estará dirigindo, então ficará exposto a um stress bem menor, que como viajante, não é o que está procurando com certeza.
A maior questão de todas é: ONDE PARAR O CARRO? Pode ter certeza que não será tarefa fácil encontrar vaga nessa cidade. Portanto, para mim essa opção nem existe. Somente no caso de sair da cidade para uma outra, fazendo uma mini-viagem.


ÔNIBUS
A rede de ônibus de São Paulo também é bem vasta. Utilizei o ônibus algumas vezes, foi bem tranquilo, consegui sentar todas as vezes, mas sempre tem a questão do trânsito, então a viagem fica um pouco demorada.
Um fato que achei muito interessante sobre os ônibus de São Paulo foi que existem muitas linhas que usam energia elétrica para o deslocamento, eles ficam ligados a uma rede de tensão que passa no alto da rua.

ÔNIBUS ELÉTRICO
ÔNIBUS ELÉTRICO

A passagem do ônibus custa no momento R$ 3,00 e é possível adquirir um bilhete único para utilizar no metrô, trem e ônibus onde os preços ficam menores no caso de integração. Para maiores informações sobre esse assunto e também para se programar na sua viagem sabendo qual ônibus irá pegar de um ponto a outro entre no site www.sptrans.com.br.


METRÔ E TREM
Com certeza a melhor maneira de se locomover pela cidade e inclusive por várias cidades vizinhas, até mesmo na grande região do ABCD paulista.
Olhando o mapa da rede viária você vai ver tantas redes, azul, vermelho, amarelo, roxo que você começa a ficar assustado. Mas calma não se assuste, essa é a melhor maneira de o viajante se deslocar, você chegará muito mais rápido no seu destino cortando a cidade, evitando trânsito e poderá passar por quase toda a cidade devido a grande extensão da rede.

MAPA DA LINHA FERROVIÁRIA
MAPA DA LINHA FERROVIÁRIA (fonte www.metro.sp.gov.br)


Uma dica é evitar utilizar esse meio de transporte nos horários críticos que são início da manhã, fim da tarde e começo da noite, principalmente nas estações mais badaladas como: Sé e Luz. Nunca havia tido uma experiência como entrar na estação da Sé as 20:30, pessoas sentadas no chão esperando passar o tempo, impossível chegar próximo ao vagão. Nesse horário o trânsito já diminuiu, pelo menos no centro, peguei um táxi e cheguei bem rápido ao meu destino.

ESTAÇÃO DA LUZ
ESTAÇÃO DA LUZ

Para andar de metrô sem transtornos, quem não tem muita experiência como é o nosso caso, assim que você organizar o seu roteiro entre no site de sistema de trajetos do governo do Estado de São Paulo www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/trajeto e já deixe antecipadamente preparado quais são os trens e rotas que você deverá seguir durante a sua viagem. Nesse site  coloca-se qual a estação inicial e final e ele te dá todas as opções possíveis de rota, em ordem da mais curta para a mais longa. Usei para a minha viagem e foi excelente!
A passagem custa R$ 3,00 e se você não sair da estação pode entrar e sair de qualquer metrô ou trem livremente, chegando em qualquer destino da rede viária.
Se por acaso você mudar a sequência dos seus passeios na viagem, é importante que você tenha em mãos um mapa da rede. Portanto, imprima este que está aqui no post ou compre um em uma livraria. Eu comprei o meu que vinha com um mapa das partes principais da cidade e seus pontos de interesse e um mapa da rede viária. Foi muito importante para a minha viagem! Nesse tempos de internet as pessoas acham que não é importante ter as coisas no papel, entretanto, outros colegas de viagem que usavam os mapas on-line (muito úteis), mas diversas vezes ficamos sem internet por diversos motivos e só conseguimos nos localizar graças aos mapas em papel.
Um fato muito interessante sobre as linhas do trem é que a linha amarela é extremamente moderna e com as portas totalmente envidraçadas, não tem manobrista, ela é totalmente automatizada. Vale a pena dar uma conferida!

LINHA AMARELA DO TREM - CPTM
LINHA AMARELA DO TREM - CPTM


Nossa viajei muito nesse post. Então por hoje é isso.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo