O melhor de Fortaleza por um fortalezense!


Primeiro, quero me apresentar. Sou Dario Fontenelle, engenheiro militar, nascido em Fortaleza há 29 anos. Saí da minha terra natal há mais de 11 anos, mas nunca perdi a paixão que tenho por ela nem a vontade de voltar. Estudei com a Didi e já enchi muito o saco dela em outros tempos, então venho aqui pra divulgar minha cidade e preencher esse blog de ainda mais coisas boas.
Agora, vamos à nossa Fortaleza. Separei algumas dicas reunindo vários programas que fiz desde a minha infância, e por isso alguns podem estar fora dos roteiros turísticos usuais que vemos por aí. Quantos mais *, melhor a atração!


Aqua Park do Beach Park***

Um programa pra todas as idades, imperdível para qualquer ser humano que vá a Fortaleza. A entrada está em torno de R$140 por pessoa. O parque fica numa praia no município de Aquiraz, a 16km da capital, num agradável caminho pelas dunas e que foi recentemente reformado pelo Governo do Estado. Para quem não gosta de toboáguas, piscina de ondas e de um pouco mais de emoção, a escolha pode ser fica na barraca de praia do próprio Beach Park, aproveitando a sombra dos coqueiros e caranguejos deliciosos!

DADOS:
Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734 - Porto das Dunas - Aquiraz/CE
Telefone: (85) 4012-3000

Essa bicha linda é minha esposa, na praia do Beach Park
Essa bicha linda é minha esposa, na praia do Beach Park



Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura***

Já foi meu reduto em outros tempos... é um centro cultural muito bonito, colorido e cheio de restaurantes. Durante o dia pode ficar meio estranho, com umas peças humanas esquisitas, então eu indico ir à noite, para jantar e bebericar, desde quinta até domingo fica bem movimentado. O Santa Clara Café Orgânico é MUITO bacana desde sempre e embaixo dele existe uma filial da Ceart, com vários artesanatos bem pra turista ver mesmo. O chopp de vinho do Bixiga é bem gostoso, mas não se pode exagerar! Lá também existe a Órbita, casa noturna que sempre anima, principalmente às quintas e aos domingos. Eu, que não sou muito baladeiro, sempre gostei de ir lá escutar um rock ou uma música mais alternativa.

DADOS:
Endereço: R. Dragão do Mar, 81 – Iracema , CE
Telefone: (85) 3488-8600

A Órbita e sua decoração, 29Jan2007
A Órbita e sua decoração, 29Jan2007


Praia do Futuro***

A melhor e mais famosa praia de Fortaleza. Eu sempre vou para a barraca Arpão, que fica já no final da praia. quem for, procure o garçom Mago e diga que foi indicado pelo Dario. O atendimento VIP é certo. Pra turistada, tem a barraca Crocobeach, que tem uma estrutura espetacular, além da qualidade, mas cobra seu preço. A quinta-feira é o dia oficial de comer caranguejo em Fortaleza. Por isso, se quiser comer os maiores e melhores, chegue cedo, por volta de 19h.
DADOS:
Endereço e telefone das melhores barracas:
Arpão: Av. Zeze Diogo, 6417 – Praia do Futuro (85) 3262-1946
Crocobeach: Av. Zezé Diogo, 3125 – Praia do Futuro (85) 3521-9600


Numa boa... não tem melhor. Arpão, 25Ago2007
Numa boa... não tem melhor. Arpão, 25Ago2007


MERCADO CENTRAL*

Lá tem de TUDO em termos de coisas típicas. Rede, castanha de caju, rapadura de todos os tipos, tapioca, camiseta, etc etc etc. Tem estacionamento próprio. Bem bacana pra trazer lembrancinhas da cidade, com preços justos.
Av. Alberto Nepomuceno, 199 (Centro). (85) 3454-8586

MUSEU DA CACHAÇA*

É o museu que conta a história da Ypióca e onde está o maior tonel de madeira do mundo (com certificado do Guinness e tudo). Hoje, também tem um parque temático de aventura, que não consegui visitar porque quando fui ainda estava em construção. Fica a 30km de Fortaleza, no município de Maranguape.

O maior tonel do mundo! Foto em 15Jul2008
O maior tonel do mundo! Foto em 15Jul2008


PRAIA DE IRACEMA**

É onde está a Av. Beira Mar. Excelente para dar uma caminhada no fim de tarde/começo da noite e visitar a feirinha noturna da Praia do Meireles, que fica perto. Lá também está a estátua de Iracema, famosa personagem de José de Alencar. O nascer do sol é indescritível. No fim da beira-mar, já próximo ao Porto do Mucuripe, existem umas bancas de frutos o mar onde você consegue comprar o camarão cru e comê-lo frito por um preço MUITO barato. Claro, não é um primor de limpeza, mas vale a pena pelo preço e sabor. Apelidamos o local carinhosamente por COPO-SUJO.

Nascer-do-sol na Av. Beira-Mar, foto minha, em 15Dez2005
Nascer-do-sol na Av. Beira-Mar, foto minha, em 15Dez2005


PASSEIO DE BARCO PELA ORLA DE FORTALEZA***

Fortalezense quase nenhum fez esse passeio, mas eu fiz quando criança e sou louco pra fazer de novo. Existem passeios às 10h e às 16h. Eu indico com todas as minhas forças o das 16h, pra pegar o pôr do sol e o acender das luzes da cidade. Existe uma parada pra mergulho. R$ 35

DADOS:
Saída da Associação dos Veleiros
Endereço: Av.  Beira Mar, 4293, Mucuripe  
Telefone: (85) 3263-1085


THEATRO JOSÉ DE ALENCAR*

Prédio histórico, com arquitetura ímpar e bem bonito. Também não é programa de fortalezense, mas vale a visita. O jardim foi projetado por Burle Marx.

DADOS:
Endereço: Pça. José de Alencar – Centro
Telefone: (85) 3101-2583


FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO*

Forte que deu origem ao nome da cidade, hoje abriga a sede da 10a Região Militar, do Exército. Lá esteve encarcerada Bárbara de Alencar, considerada por muitos a primeira presa política do Brasil. Na visita (que deve ser agendada com a Comunicação Social da 10a RM), passa-se pela sala das armas, a cela onde Bárbara esteve e a capela do forte. Fiz esse passei quando criança, pelo colégio, numa aula de história. E que aula!

DADOS:
Endereço: Av. Alberto Nepomuceno, s/n - em frente ao Mercado Central
Telefone: Seção de Comunicação Social (85) 3255-1675


PONTE METÁLICA (PONTE DOS INGLESES)*

Foi revitalizada há alguns anos. Lugar excelente para se ver o pôr-do-sol, principalmente se estiver numa viagem romântica.

DADOS:
Endereço: Rua dos Tabajaras, 315


Pôr-do-sol na Ponte Metálica, com a minha esposa, em 15Dez2005
Pôr-do-sol na Ponte Metálica, com a minha esposa, em 15Dez2005

Fortaleza é uma grande capital, com quase 3 milhões de habitantes, e a concentração de renda é gritante. Por isso e por outras razões, a violência tem crescido bastante na cidade. Então, nada de ficar perambulando por ruas menos movimentadas ou por lugares que você não conhece. Peguem sempre dicas com os habitantes locais, que com toda a certeza terão a maior paciência do mundo pra ajudar.

Bom, por enquanto é isso. Eu ainda poderia falar de restaurantes, das praias do litoral cearense e de várias outras coisas, mas fica pra próxima.



Por: Dario Fontenelle
   

CONVERSATION

2 Comentários :

  1. Parabéns Di! Seu blog está lindo! Visitarei mais vezes pra "viajar" com vc! Bjs, Cris (https://www.facebook.com/cris.oliveiracastilho?ref=tn_tnmn)

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!!!

    Espero que você continue "viajando" sempre com o Histórias da Di mesmo!

    Linda!

    Beijos. Di.

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo