Alemanha - Leipzig: Roteiro para conhecer tudo em pouco tempo (Autora: Ana Paula Vieira)


Ano passado acompanhei meu marido em uma viagem para Leipzig, Alemanha. Seriam apenas 5 noites mas sempre vale o passeio, mesmo que curto.


Leipzig é uma cidade bem bonita, com muita história, mas pequena, em minhas pesquisas vi que em 2 dias conseguiria passear em tudo com calma. Resolvi então fazer dois bate e volta: um dia em Dresden, que contei nesse post, e um dia em Berlim, que contei aqui como foi. Apesar do tempo corrido, aproveitei bastante!

Mas vamos ver os detalhes de como foi a visita?


Pegamos um vôo noturno com a Lufthansa que saiu do Rio de Janeiro na segunda 22:10 e chegou em Frankfurt para escala às 14:30. Quase 12 h de viagem! Não me lembrava que era tão distante, ultimamente tenho ido só para Orlando. De lá, pegamos o nosso vôo para Leipzig, e chegamos na terça às 17:55. Do aeroporto, fomos de trem até a estação central de Leipzig e foi super tranqüilo. Compramos a passagem na hora em máquina de auto atendimento.



A estação de trem é enorme e praticamente um shopping com diversas lojas, lanchonetes e supermercado.

Ficamos hospedados no Ibis Leipzig City, e a escolha foi principalmente pela localização, super perto da estação, fomos caminhando até lá. Fizemos a reserva pelo site do hotel e havia um pacote bem interessante que incluía o café da manhã e wifi. Tem também um shopping ótimo bem ao lado.





O hotel tem decoração moderna e o café da manhã é super variado, com frios, pães, frutas, máquina de waffle e nutella. O wifi funcionou bem e acho que esse pacote compensou muito.

Como chegamos tarde na terça, só fomos jantar em um restaurante próximo ao hotel.


Marido estava a trabalho, então planejei para fazer tudo sozinha mesmo. Na manhã de quarta, dei uma corrida ao redor da cidade e foi ótimo pois fiz um panorama de todos os pontos que eu gostaria de conhecer na cidade. Foi bom pois percebi que conseguiria fazer tudo andando.






Após me arrumar, parti para meu primeiro passeio, o Old Town Hall Museum Leipzig. Esse museu fica bem no centro, em Marktplatz Leipzig, e vale muito a visita. No primeiro pavimento, exposições de artes e história antiga, com armaduras, maquetes e artigos da época da fundação da cidade, da época medival até a Batalha de Leipzig, em sua maioria com legendas e áudios em inglês.







No segundo pavimento, a exposição do tempo moderno mostra vários dados sobre ápoca da 2ª guerra mundial e Alemanha nazista. Atentar para a visita ao telhado com simulação dos bombardeios da época, bem impactante.












Gastei por volta de 2 horas na visita ao museu e na saída fui procurar lugar para almoçar. Na praça tem diversas lojas e opções para lanches rápidos, e foi a minha opção.


Na sequencia, fui à Thomaskirche, igreja aonde se encontra o túmulo de Bach. Tem anexo um pequeno museu sobre o músico com instrumentos.






Na saída já observei outra característica da cidade: vários jardins lindos, super coloridos e bem cuidados!


Após caminhada de 5 minutos, cheguei no Memorial no local da destruição da Sinagoga pelos nazistas. Infelizmente a cidade sofreu muito e tais momentos não podem ser esquecidos.



A continuação do meu passeio foi até a Augustusplatz, praça em frente a Universidade de Leipzig e aonde fica o Panorama, prédio com 120 m de altura e que vale pela excelente vista da cidade





Na sequencia, fui até Nikolaikirche, igreja de São Nicolau.



Em meu caminho, sempre ficava observando tudo, até as tampas dos bueiros!




E a feira de lá, com produtos frescos e maravilhosos.






Com essa caminhada, fechei meu passei de quarta. Para jantar, gostei do restaurante Vapiano, fica ao lado da Universidade. Tem esquema de balcões separados por tipo de comida, risotos, massas, saladas, e o prato é feito na hora. Comida bem saborosa e por preço justo.

Na quinta, fui de ônibus conhecer Dresden, e conto aqui como foi.

Sexta, fui passar o dia em Berlim, vejam aqui os detalhes.

Sábado aproveitei para fazer algumas compras em Leipzig e consegui ótimos preços na Zara, Mango e H&M. A GaleriaKaufhof e a Karstadt são duas lojas enormes, com vários pavimentos com roupas, jóias, brinquedos, chocolates, muito boas.


Domingo de manhã, fomos visitar o último monumento, o Völkerschlachtdenkmal, monumento em homenagem a Batalha das Nações. Fica um pouco mais afastado do Centro e foi o único local que precisei de trem, tipo um VLT, mas foi bem rápido.

O monumento é enorme e com diversos pavimentos que podem ser acessados por escada ou elevador. Dica: peguem o elevador pois é muito alto!







Anexo, há um pequeno museu com maquete da batalha.


Depois, já era nosso horário do vôo de volta.

Adorei conhecer Leipzig e vale um bate e volta a essa cidade caso esteja hospedado em Berlim.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo