As casas temáticas do Qatar, Suíça,
Hungria e os espaços da Ernst Young (EY) e da Federação Internacional de
Voleibol venceram o prêmio “Casas de Hospitalidade Rio 2016” nas categorias
promoção cultural, confraternização, inovação, negócios, e legado,
respectivamente. A NBA House, com mais de 80 mil visitantes – recorde de
público de todas as Olimpíadas – foi eleita pelo voto popular a melhor casa
temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com mais de mil votos.
O resultado foi anunciado nesta
terça-feira (13/09), no Rio Media Center, pela Associação Comercial do Rio
(ACRio). A premiação é uma parceria com a Empresa Olímpica Municipal, a
Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e a
Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio. A entrega dos
prêmios será na quarta-feira (14/09) em almoço na ACRio.
A Casa do Catar, em Botafogo, ganhou na
categoria promoção cultural pela divulgação da cultura e da gastronomia árabes,
somadas a elementos da arquitetura, da música e até do olfato. A Casa da Suíça,
na Lagoa, com mais de 160 mil visitantes, foi premiada na categoria
confraternização, com base nas atividades gratuitas oferecidas durante os Jogos
e também pelo legado que deixará para a cidade, que inclui um campo de beisebol
na Lagoa.
De acordo com Christina Gläser,
coordenadora da Casa da Suíca, o sucesso do espaço, que continuou aberto durante
os Jogos Paralímpicos, é resultado do trabalho em equipe e de um planejamento
de dois anos. ”Para o futuro, vamos analisar a plataforma e fortalecer os laços
que foram construídos, e depois definir os projetos futuros e de longo prazo”,
concluiu.
A Casa da Hungria, no Jockey Club, foi
premiada no quesito inovação por utilizar a água como fonte de inspiração. Um
bar no espaço permitia a degustação de 17 tipos de água. O espaço da EY, no
Clube de Regatas do Flamengo, ganhou o prêmio pela geração de negócios e
investimentos no mundo dos esportes, com mais de 400 convidados por dia. O
espaço da Federação Internacional de Voleibol ganhou na categoria legado,
incentivada pela reforma da Escola Municipal Cícero Penna, em Copacabana, onde
esteve sediada, e pelo incentivo dos alunos à prática do esporte.
O anúncio da premiação contou com a
presença do presidente da Associação Comercial do Rio, Paulo Protásio; da
diretora de Comunicação da EOM, Marta Tellez; do subsecretário de Relações
Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Spadale; e do coordenador de
Relações Internacionais da Prefeitura, Laudemar Aguiar. Marta citou o número
recorde de casas temáticas durante os Jogos: “Tivemos um número recorde de 56
casas, igualando com as Olimpíadas de Londres. A Casa do Catar, por exemplo,
foi uma viagem ao país sem sair do Rio. Estamos orgulhosos com os resultados”.
Segundo Paulo Protásio, o sucesso das
casas deixou um legado e um calendário imbatível nas relações comercias entre
os países e o Brasil. Ele citou como exemplo a Austrália, com encontros
agendados para 2017: “A gente acabou fazendo uma proposta para o futuro que vai
tornar mais rica a nossa agenda. O fato de ter uma relação com a Austrália foi
importante para integração do lado sul do mundo. Nós temos um convite aceito
para partilhar de uma grande ação global em Sidney. A Casa Rio foi a porta
aberta para as pessoas praticarem alguma ação de negócio, de informação.
Ganhamos uma enorme agenda de compromissos”.
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