Prepare-se para
encantar-se e intrigar-se com a exposição Los Carpinteros: Objeto Vital,
com obras inusitadas e cheias de significados produzidas com a utilização
criativa da arquitetura, da escultura e do design, por um dos coletivos de arte
mais aclamados da atualidade.
LOS CARPINTEROS | Estantería II (2008) | Madeira (arce) 178 x 300 x 40 cm Cortesia Cisneros Fontanals Art Foundation com obras da Ella Fontanals-Cisneros Collection © Los Carpinteros |
Com instalações grandiosas, Los
Carpinteros – os cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez – são
conhecidos pelo forte apelo social das obras e pela crítica ácida, sagaz e
bem-humorada. Os artistas questionam a utilidade das coisas e exploram o choque
entre função e objeto. A exposição estreia em São Paulo no dia 30 de julho e
depois percorrerá os CCBBs de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
A exposição é
composta por mais de 70 obras: desenhos, aquarelas, esculturas, instalações,
vídeos e obras site specific. O público poderá acompanhar todas as
fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas
especialmente para a exposição no Brasil, a partir de ideias e desenhos
anteriores. A curadoria é de Rodolfo de Athayde, da Arte A Produções.
LOS CARPINTEROS | Robotica (2013) | Madeira, metal, LEGO® 190 x 153 x 153 cm Foto: Jason Wyche Cortesia Sean Kelly Gallery, New York © Los Carpinteros |
“O objeto será o protagonista desta
exposição, forçado a uma constante metamorfose pela ideia artística: imaginado
em desenhos, projetado e testado nas maquetes tridimensionais ou alcançando sua
vitalidade máxima como utopia realizada nas grandes instalações”, descreve
o curador.
Fundado em 1992, o
coletivo reunia Marco Castillo, Alexandre Arrechea e Dagoberto Rodriguez. O
nome foi atribuído aos artistas por alguns de seus colegas, em virtude da
empatia com o material trabalhado e com o ofício que foi resgatado como
estratégia estética.
LOS CARPINTEROS | Cuarteto (2011) | Madeira pintada, metal e bronze cromado Coleção particular Comodato, Musée d’art contemporain de Montréal, Quebec |
Em 2003, Alexandre
Arrechea deixou o grupo e Marcos e Dagoberto deram continuidade ao trabalho. Na
abertura da exposição brasileira, a convite dos amigos Marcos e Dagoberto,
Alexandre Arrechea e outras personalidades que marcaram a carreira do coletivo
também estarão presentes.
ESTRUTURA DA
MOSTRA
Los Carpinteros:
Objeto Vital será
apresentada em três segmentos:
1. Objeto de
Ofício
É o segmento
dedicado ao primeiro período, determinado pela manufatura artesanal de objetos
inspirados pelas vivências do cotidiano e o uso intensivo da aquarela como
parte do processo de visualização da ideia inicial da obra. Os trabalhos são
fruto da intensa troca criativa ocorrida durante o período da formação dos
artistas, no Instituto Superior de Arte em Havana. Naturalmente, também
refletem o contexto cubano dos anos 1990, em franca crise econômica.
2. Objeto Possuído
Apresenta o
momento em que o trabalho de Los Carpinteros começa a ganhar
representatividade em importantes coleções no mundo com obras que, para além
das problemáticas especificamente cubanas, falam de questões existenciais
universais. “A transterritorialidade característica da arte contemporânea leva
os artistas a um terreno aberto em que dividem preocupações com criadores de
diversas nacionalidades, à margem de suas origens”, afirma o curador. Muitos
dos projetos ambiciosos que tinham sido esboçados no papel são materializados
nesse momento com a abertura de novas perspectivas. Dentro deste segmento foi
reservado um lugar especial para os objetos de som: aquelas obras que têm um
vínculo direto com a música, expressão cultural por excelência que marca a
ideia do “ser cubano”.
LOS CARPINTEROS | Cuatro guitarras (2015) | Violões acústicos Dimensões variadas © Los Carpinteros |
3. Espaço-Objeto
Neste núcleo é
dedicada atenção especial à arquitetura e às estruturas, temáticas constantes
na obra dos artistas, que reiteradamente selecionam referências do entorno
urbano para subvertê-las, ao alterar contexto e funcionalidade. Esse diálogo, característico
do trabalho de Los Carpinteros, permeia toda a exposição e terá
neste segmento um espaço reservado.
HUMOR E CRÍTICA
Com um equilíbrio
delicado entre o humor e o comentário político, entre o global e o contextual,
as obras permitem acompanhar o percurso dos artistas. O uso da madeira nos anos
iniciais e a recuperação de uma profissão aparentemente alheia ao mundo das
belas artes foi o que definitivamente marcou o coletivo artístico e acabou
batizando o grupo como Los Carpinteros.
O diálogo entre o
preciso encaixe de madeiras polidas à perfeição e uma tela pintada com domínio
clássico gera obras como Marquilla Cigarrera, que tem a
narrativa pictórica inserida no objeto. Convertem-se em objetos também os
edifícios: inicialmente as emblemáticas construções de Havana, como o Focsa,
transformadas em móveis de madeira, cheios de gavetas vazias. Logo mais,
monumentos internacionais são ‘replicados’ utilizando peças de lego no VDNKh
Toy. O jogo de escalas continua e recria ferramentas cotidianas como
estruturas arquitetônicas: Casa-Pinza, por exemplo, usa
o formato de um alicate como base de uma planta para um espaço residencial.
Los Carpinteros já
expuseram em alguns dos maiores museus do mundo, como o MoMA e o Guggenheim em
Nova York, o Museum of Contemporary Art em Los Angeles e a TATE Gallery, em
Londres. Já passaram também pelo México, Japão, França, Suíça, entre outros
países.
Marco Castillo,
Dagoberto Rodriguez e Alexandre Arrechea são graduados pelo Instituto Superior
de Arte de Havana. Os dois artistas que hoje compõem Los Carpinteros vivem
e trabalham entre a capital cubana e Madri, na Espanha.
A exposição chega
ao CCBB de São Paulo no dia 30 de julho, estreia em Brasília em 2 de novembro,
segue para Belo Horizonte em 1 de fevereiro de 2017 e abre no Rio de Janeiro em
17 de maio.
LOS CARPINTEROS:
OBJETO VITAL
Mostra apresentada
em três blocos
·
Objeto de Ofício
·
Objeto Possuído
·
Espaço-Objeto
DATAS E LOCAIS:
CCBB São Paulo: de
30 julho a 12 de outubro de 2016
CCBB Brasília: de
2 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017
CCBB Belo
Horizonte: de 1 de fevereiro a 24 de abril de 2017
CCBB Rio de Janeiro
: de 17 maio a 7 de agosto de 2017
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