Cabo Frio: Passeio histórico e pelas praias com a Tourshop

Realizar esse passeio por Cabo Frio foi a oportunidade de conhecer um lado da cidade, que não fazia ideia que existia. Conheci uma Cabo Frio colonial e conservada, com praias de tirar o fôlego e sem aquela multidão comum das grandes festas como o Carnaval.


Cabo Frio sempre foi famosa pelas micaretas e festas, que movimentam uma enorme quantidade de pessoas por metro quadrado. E agora os turistas estão tendo a oportunidade de conhecer esse outro lado, para aqueles que buscam tranquilidade e belas paisagens.

Esse foi mais um dos momentos delícia com as Divas pelo Mundo. Iniciamos o nosso tour com um passeio histórico pela cidade num trolley da empresa e guiados pela querida Tathiana Gusmão.


Passamos por diversos locais históricos, e a história como sempre está ligada à religião, passamos pela Capela e Convento de Nossa Senhora da Guia. O convento demorou 10 anos para ser construído e só foi construído graças às doações de um fazendeiro rico que doava todos os anos vacas para a igreja católica, que eram vendidas e o dinheiro revertido para a construção do convento. No seu interior existe um cemitério que é também um museu de arte sacra religiosa, aberto à visitação de segunda a sexta.


Atrás do convento, no alto foi construída a Capela de Nossa Senhora da Guia por um certo medo dos fies. O convento todas as noites era trancado com a santa lá dentro, e na manhã seguinte ela aparecia no alto do morro da guia. Os fies ficaram com medo dessa ser a vontade da santa e resolveram construir a capela, lembrando que o morro da guia é o mirante mais alto de cabo frio e tem uma vista lindíssima!

Dali seguimos passando pela Igreja de Nossa senhora da Assunção, que é a padroeira de Cabo Frio.

Seguindo passamos pela Praia do Forte com a famosa Praça das Águas que foi totalmente renovada, vimos também a Duna Boa Vista, que não é móvel e é protegida pelo IPHAN.


Após esse percurso as divas fizeram uma parada no Bairro da Passagem, que ficamos apaixonadas. Esse bairro foi primeiro núcleo de povoamento e preserva as suas lindas fachadinhas coloniais. Na praça principal, a Igreja de São Benedito, que era frequentada apenas pelos pescadores e negros libertos. As igrejas na época eram frequentadas de acordo com a casta social.



Na Travessa Primeiro de Maio existe a linda passagem de onde avistamos o canal ao longe, onde fica um píer de onde saem barcos e existem muitos pescadores. Lá pegamos o áqua táxi que nos levou para a Ilha do Japonês, que só pode ter o acesso realizado por pequenas embarcações, pois não é muito profundo. O barco táxi, custa em média 10 reais, dependendo do percurso, para combinar mais detalhes ligue para os números na foto abaixo.









A Ilha do Japonês me conquistou! Um lugar tão incrível, com uma água tão transparente e rasinha, um perfeito paraíso. O nível da água vai subindo, dependendo da maré e a água fica ainda mais linda e azul!















Do outro lado da ilha existem uns quiosques, com comidinhas, bebida, banheiro e aluguel de SUP e caiaque. Quando chegamos e o nível da água estava baixo, foi possível fazer a travessia andando, mas quando sobe você pode usar uns barquinhos que ficam por ali para isso e cobram 5 reais.



Fiquei um pouco triste de ver vidros quebrados, garrafas, tijolos, lixo espalhado por um paraíso como aquele. O pior é que existem lixeiras, então não tem desculpa, lixo na lixeira, vamos ter consciência.

Depois de passar umas 2 horas nesse paraíso, tirando foto pra lá, foto pra cá, nós seguimos em direção à Praia do Forte, a mais badalada de Cabo Frio. Mas como falei, por ser baixa temporada, ela não estava assim tão lotada e foi possível curtir momentos muito agradáveis!

A parada do barco táxi é feita na Garganta das Pedras, bem ao lado da Praia. Cheia de barquinhos de pescadores, gaivotas e garças, muito bonita, mas um pouco sujinha devido aos barcos.


Fomos direto em direção ao Forte são Matheus, aonde passamos o tempo admirando a belíssima paisagem, que com o mar muito azul ao fundo faz parecer que você está na Grécia! Muito lindo!







Passamos um tempo ali e seguimos em direção ao Canal de Itajuru, que liga a Praia do Forte à Lagoa de Araruama e tem uma orla agitada, cheia de restaurantes e é onde fica a loja da Tourshop. No caminho descobri algo muito interessante, passamos a casa do pintor Carlos Scliar, que passou grande parte da sua vida pintando as paisagens da cidade e teve as suas cinzas lançadas no Canal de Itajuru.

O Boulevard Canal é um local badalado por conter muitas lojas de restaurantes de dia, e de noite é bem agitado com seus bares e casas noturnas.

Os passeios de escuna de Cabo Frio saem do Canal e os passeios de barco da Tourshop custam R$ 50,00. Eles oferecem outros passeios, bem como mergulhos, para maiores informações entrem no site da Tourshop.

Gostaria de agradecer as minhas lindas divas por mais esses momentos especiais e que venham muito e muito mais! Minhas amigas e influenciadoras digitais do Divas Pelo Mundo são: Cris do Cris PeloMundo, Dani do Na Mochila da Ninja, Carla do Fui Gostei Contei, Lily do Apaixonados por Viagens e Taty do instagram @tattytoptrips.

E gostaria também de agradecer muito à Tourshop pelas experiências incríveis e pela parceria de sucesso. E em especial a querida Tathiana que é uma pessoa linda!

CONVERSATION

2 Comentários :

Volte
p/ topo