Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial no Rio de Janeiro: Carioca Imperial!

O Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial é uma ação conjunta realizada pelo Sebrae, Instituto Marca Brasil e Ministério do Turismo.


A proposta do “Tour de Experiência” é levar a vivência do turista a outro patamar, que deixaria de ser contemplativo e passaria a ser participativo. Essa mudança de foco é possível de várias formas, incluindo o turista no tour através de oficinas, de degustação, da personalização de produtos e de passeios temáticos.
O Tour de Experiência Caminhos do Brasil Imperial tem o objetivo de reunir empresários e empreendedores da capital e interior do estado do Rio de Janeiro para apresentação dos produtos turísticos desenvolvidos especialmente para esse tour. Além de explorar o tema com pesquisa e criatividade, os produtos foram desenvolvidos com base nas sensações, que envolve os sentidos e cria no visitante uma experiência memorável.
O Tour agregou sob um mesmo roteiro regiões e municípios que tivessem forte relação com o momento histórico do Brasil Império, sendo eles o Vale do Café, Visconde de Mauá, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Paraty e a cidade do Rio de Janeiro.
Para receber o Selo Tour da Experiência, avaliadores visitaram os estabelecimentos para experimentar, avaliar e validar os produtos desenvolvidos dentro dos critérios estabelecidos para oferta de produtos ao mercado turístico com a marca Tour da Experiência.
Eu tive o enorme prazer de participar do Evento de Certificação do Carioca da Gema. Essa casa dispensa apresentações, não é mesmo!? Um clássico da noite carioca, localizado no Bairro mais boêmio da cidade do Rio de Janeiro, a Lapa.


O Carioca da Gema ocupa um antigo casarão reformado internamente e tem uma decoração rústica, com os tijolos originais aparentes. Ambientação que combina perfeitamente com o conceito do Tour Imperial.


No evento de certificação do tour, que será denominado Carioca Imperial, pudemos curtir uma degustação do que realmente será a experiência, e posso afirmar com todas as letras que foi realmente um banquete imperial, regado a música de boa qualidade, que remonta as origens musicais do Brasil. 


O Carioca Imperial busca resgatar os ritmos e o menu de um Banquete do Império e essa experiência conseguiu atingir esses objetivos com excelência, em cooperação conjunta com a empresa Pinho Brasil Projetos Culturais e Gestão do Conhecimento que fornece os músicos do tour.


O evento acontecerá no Carioca da Gema sempre na primeira quinta-feira do mês. As próximas datas serão: 5/11, 3/12 e 7/01.
A experiência de conhecer ritmos da época e provar um cardápio inspirado no segundo reinado é única e inspiradora. O show é dividido em sets, dois com ritmos dançantes da época como o Lundu e gêneros europeus estilizados e mais dois com samba, expressão musical já tradicional na casa. A degustação toma como referência o livro “Os banquetes do Imperador” de Francisco Lellis e Andre Boccato. Serão servidos os pratos dos altos salões da aristocracia Carioca.





O menu oferecido é o seguinte:

Potage (sopa)
Canja à la brésilienne – Canja à moda brasileira
No segundo reinado a canja torna-se uma iguaria gastronômica e passa a abrilhantar os cardápios de refinados festins da elite brasileira. O imperador D. Pedro II é seu grande apreciador.



Hors-D’Oeuvre d’oficce (aperitivos de serviço )
Olives-beurre frais- pan (azeitona, manteiga e pão).
Nosso tradicional couvert servido hoje em dia na maioria dos restaurantes. Na época esses aperitivos eram preparados na copa por criados sem ser necessário utilizar a cozinha).

Hors-D’Oeuvre de cuisine (aperitivos quentes)
Petit patê à la princess impériale (Deliciosos risoles de camarão)
Risoles à moda da princesa imperial. Em muitos cardápios dava-se o nome de algum prato em homenagem a algum convidado de honra no caso a Princesa Isabel.



Relevé
Timbale de macaronis (Timbale de macarrão)
Essa receita é em homenagem a imperatriz Thereza Cristina que nasceu em Nápoles e veio ao Brasil casar-se com D. Pedro II. Ela trouxe de sua terra a paixão por massas. Diversas vezes, enfrentava as panelas de próprio punho para preparar espaguetes para a família.



Entrées
Croquette de riz á La Conde D’Eu (croquete de arroz com o molho acridoce)
Em homenagem ao Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel.



Coup Du Milieu
Punch à La romaine (Ponche a romana, base de vinho branco, champagne e rum)
Geralmente no meio do evento tinha um brinde ao homenageado ao evento.



Rotis
Jambon d’York (presunto a maneira de York acompanha batatas)
O nosso famoso presunto de natal era febre em todos os cardápios, inclusive no famoso banquete do Último Baile na Ilha Fiscal.



Dinde à la brasiliene (perua à moda brasileira acompanha farofa)
Esse prato era o principal prato da cozinha brasileira e o mais aguardado nos banquetes do Império.



Entremets
Ècrit blancmange (manjar branco com pesto de agrião)


Sorbet de tangerina (sorvete a base de suco da fruta)
D. Pedro II depois de visitar as igrejas na quinta-feira Santa costumava saborear sorvetes na Confeitaria Carceller. O sorvete de pitanga era seu favorito.



Dessert
Baba de moça
Sobremesa preferida de D. Pedro II.



Assortis
Café



Observação: Em todas as receitas acima há uma interpretação dos pratos originais adaptadas para a nossa realidade hoje. Não está incluso bebida alcoólica a não ser para o brinde no meio do jantar.

Fica muito fácil de perceber pela descrição do menu que é literalmente um banquete, então prepare-se para comer muito bem! Comer como um Rei!


Dados Importantes:
Local: Carioca da Gema – Av. Mem de Sá, 79 - Centro, Rio de Janeiro
Reservas: (21) 2221-0043
Data: Na primeira quarta-feira do mês.
Evento para mínimo de 30 pessoas.
Preço por pessoa: R$ 195,00 (incluindo show e degustação)


Aproveitem! Beijos da Di.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo