Inglaterra: Visita à Stonehenge, um lugar místico! (Autor: Emerson Stresser)

Sou Emerson Stresser, tenho 34 anos, arquiteto, mochileiro, nascido em Curitiba e vivendo no Rio de Janeiro há 3 anos. Gostaria de agradecer pelo convite, que me deixou muito feliz! Poder colaborar com o blog Histórias da Di para relatar sobre Stonehenge e passar os bizus da viagem é um enorme prazer. Eu sou curioso por natureza e sempre tive fascinação por explorar lugares, o que além de contribuir culturalmente, me dá entendimento sobre as diversas questões do mundo, e de alguma maneira, posso ajudar aos outros, cumprindo com o papel de cidadão.
Em março de 2014 planejei estudar em Londres por 1 mês e foi lá que caiu  a ficha que estava muito próximo a Stonehenge, aquele local misterioso e considerado a maior maravilha do mundo pré-histórico, e que sempre sonhei um dia conhecer.

Monumento Stonhenge
Monumento Stonehenge


Falando sobre história:
Ninguém até hoje sabe explicar ao certo o porque do círculo de pedras gigantes construídas na Idade do Bronze. Segundo pesquisadores, o círculo foi alinhado com o nascer do sol do solstício de verão, que é o amanhecer do dia mais longo do ano. Ae vem a pergunta que não quer calar: como e porque aqueles gigantescos blocos de pedra, com 5metros de altura e pesando até 50 toneladas cada um, foram colocados?
Segundo arqueólogos, foram 3 diferentes fases. A primeira, em 3100 a.C., existia uma vala circular com 97,54 metros de diâmetro e uma entrada única. Dentro, um banco de pedra e um santuário de madeira. Era utilizado como um cemitério onde ocorriam cremações durante centenas de anos, já que nas escavações foram encontrados ossos humanos cremados.
A segunda fase, 2150 a.C., 82 pedras azuis foram transportadas das montanhas de Preseli, no sudoeste do País de Gales, até o local. A teoria é que as pedras foram arrastadas em rolos e trenós, carregadas em jangadas. Quando chegaram ao local, as pedras foram dispostas no centro para formar um duplo círculo incompleto.
Já na terceira fase, 2075 a.C., foram pedras Sarsen erguidas em substituição às pedras azuis, que foram derrubadas. A origem delas era de uma distancia de 19 quilômetros e teriam sido transportadas usando trenós e cordas. Mas, para isso seria necessária a ajuda de cerca de 500 homens para puxar somente uma pedra, e para lançar os rolos na frente do trenó, outros 100 homens. Esse é o cálculo feito pelos estudiosos.


Sobre a visita
O monumento fica na planície de Salisbury, próximo à Amesbury, sudoeste da Inglaterra e menos de 150km de Londres. Existem várias maneiras de chegar lá, como ônibus ou trem até a cidade de Salisbury e depois um ônibus específico que liga a cidade à Stonehenge. Acabei indo de carro com tios e primos que moram lá e eles foram me explicando as maneiras de ir, o que explico logo mais abaixo.

Visão de Stonehenge a partir da estrada A303 que leva o visitante até o local
Visão de Stonehenge a partir da estrada A303 que leva o visitante até o local

Em pouco mais de 2 horas já estávamos estacionando o carro no Centro de Visitantes, distante a 2km do círculo de pedras. É uma moderna construção projetada de forma a não interferir na visualização ao monumento já desde a entrada. Ali irá encontrar bilheteria, banheiros, lanchonete e um museu exibindo cerca de 250 objetos pré-históricos. Em destaque, a reconstituição da cabeça de um homem neolítico, baseada no esqueleto de 5.500 anos enterrado em um local próximo ao local do monumento.

Trajeto do estacionamento até o Centro de Visitantes de Stonhenge
Trajeto do estacionamento até o Centro de Visitantes de Stonhenge

Com o ingresso em mãos, você terá acesso à exibição de um filme com apresentação audiovisual em 360° como se estivesse dentro do círculo de Stonehenge e às réplicas de casas neolíticas, para ter uma ideia de como viviam aquelas pessoas há cerca 4.500 anos. A outra opção é ir direto ao ônibus que leva os visitantes ao local do monumento, em menos de 10 minutos. À medida que se aproxima do local, as pedras vão surgindo no horizonte, criando um efeito surpresa que agrada a todos.

Vista durante o caminho de acesso ao monumento
Vista durante o caminho de acesso ao monumento

Placa explicativa e de boas vindas
Placa explicativa e de boas vindas

Placa com a vista aérea do círculo de pedras
Placa com a vista aérea do círculo de pedras


Compra antecipada de ingressos
Pelo site www.english-heritage.org.uk você pode comprar antecipadamente os ingressos, devendo ser feito até às 23:59 da data anterior à visita. Preços dos ingressos: £14,90 para adultos; £8,90 para crianças de 5 a 15 anos; £13,40 acima de 60 anos e estudantes e £38,70 para família com 2 adultos e 3 crianças. O lugar é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO portanto tenha em mente que não é permitido entrar no meio das pedras, até porque elas estão isoladas por cordas e você caminhará ao seu redor, o que te deixa na expectativa de descobrir qual o melhor ponto para tirar uma foto! O ingresso também dá direito a um áudioguia, que explica sobre a história e as teorias que envolvem a construção das pedras de Stonehenge. Dá pra baixar gratuitamente no iPhone ou Android.

Ponto escolhido para tirar a foto em frente ao monumento
Ponto escolhido para tirar a foto em frente ao monumento

Meus primos felizes da vida
Meus primos felizes da vida


Como chegar à Stonehenge

     -    De trem:
O transporte público é uma opção para quem quer ir a Stonehenge. Só que a estação de trem mais próxima para Stonehenge é Salisbury cerca de 9,5 km de distância. Ou seja, na estação ferroviária Waterloo em Londres, você procura pela companhia de trens SouthWest. O percurso leva 1h30 min até Salisbury com preço a partir de £37,40 ida e volta.

     -    De ônibus:
Chegando em Salisbury, você deverá procurar a empresa Stonehenge Tour, que tem aqueles ônibus de dois andares, pois a cidade não tem transporte público para o monumento.  O ônibus costuma sair de meia em meia hora no verão e de uma em uma hora no inverno. O percurso de Salisbury até Stonehenge leva cerca de 30 minutos, e você tem a opção de na volta parar em Old Sarum, outro sítio arqueológico com as ruinas de um castelo medieval.

     -    De carro: Do Aeroporto de Heathrow
Saindo do Aeroporto de Heathrow siga as indicações para a M4 Ocidente. Dois quilômetros a frente, saia na junção 4B para a M25 Sul. Siga as indicações para o Aeroporto de Gatwick. Ao chegar a M25, pegue a saída 12 para a autoestrada M3 em direção a Basingstoke. Quando estiver na M3 siga para a junção 8 assinalado A303 Andover seguindo até uma rótula e aí é só seguir as indicações da sinalização.


Horário de Funcionamento:

Caso opte por ir a Stonehenge com transporte público, chegue ao monumento nas primeiras horas de funcionamento, ou no final do dia, afim de evitar os horários mais populares, em que chegam as excursões vindas de Londres. O horário de funcionamento é das 9:30 às 17:00, mas há uns dias que fica até as 20:00. A entrada é permitida até duas horas antes do horário de encerramento.


POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:
TATE MODERN E A ANIMADA REGIÃO DO SEU ENTORNO!
- TOWER BRIDGE, A MAIS BELA PONTE DA TERRA DA RAINHA!
- LONDON EYE, A MAIS BELA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE!
VISITA À STONEHENGE, UM LUGAR MÍSTICO!
-TOP 10 COISAS PARA SE FAZER EM DUBLIN!
CLIFFS OF MOHER

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo