Rio de Janeiro: Dicas sobre o que fazer em Santa Teresa?

Assim como a Lapa é o bairro boêmio do Rio de Janeiro, Santa Teresa é o bairro artístico da cidade! Um bairro cheio de ateliês, restaurantes, e muitas, muitas vistas privilegiadas...

Localizado no alto da serra, entre a Zona Sul e o Centro do Rio de Janeiro, tem acesso por diversos bairros. Daí as suas vistas únicas.

Algo que amo em Santa Teresa é seu o ar bucólico e tranquilidade, ainda com muita natureza, parece que você não está no Rio de Janeiro. Além disso, as casinhas preservadas são tão lindas, são os castelinhos e casarões, que dão essa sensação de viagem no tempo. Os seus primeiros moradores faziam parte da elite carioca e escolheram Santa para se instalar com construções inspiradas na arquitetura europeia, principalmente a francesa.


Acho muito interessante o quanto os gringos adoram Santa Teresa, optando por se hospedar ou passear pelo bairro, enquanto que muitos brasileiros não o valorizam.

Por exalar arte é escolhido como residência por muitos artistas e intelectuais, responsáveis pela sua vida cultural agitada, com seus diversos ateliês, museus, barzinhos e restaurantes.

Um pequeno problema é o trânsito caótico, as ruas são muito estreitas e de mão dupla, muitas vezes não é possível passar veículos dos dois lados ao mesmo tempo. Além dos bondes, que também passam pelas mesmas ruas, resumindo é uma confusão.
Vamos ao que interessa, as dicas!


1. Parque das Ruínas e Museu Chácara do Céu
O parque das Ruínas é um cantinho do Rio ainda não muito explorado, para a nossa sorte. Se trata de um casarão antigo, que já foi palco de diversos saraus com a nata da sociedade carioca.


A casa é muito utilizada em ensaios fotográficos, devido à sua beleza. O que dá o toque especial a ela é a integração do antigo com o novo, com os tijolos maciços aparentes e a presença de pele de vidro, que traz o tom de modernidade ao palacete. Hoje a casa abriga um centro cultural, onde acontecem diversas exposições e eventos.


Ao lado do parque existe o Museu Chácara do Céu, com uma vista linda para o Cristo.



Para saber tudo sobre esse passeio, leiam o POST completo.


2. Andar de Bondinho
O bairro todo está passando por uma reforma para receber o bonde novamente em melhores condições de segurança.

O bondinho é o símbolo do bairro e é muito lindinho! Ele funciona de 1872 passando pelo aqueduto da Lapa e seguindo pelas ruas principais de toda Santa Teresa.

 Infelizmente os bondes e toda sua rede não recebiam manutenção há anos e acabou entrando em decadência, até que houve acidente em 2011 e teve que ser interditado. Graças a Deus a prefeitura resolveu dar atenção ao famoso bondinho que voltou com tudo.


3. Almoçar ou jantar no Aprazível
O Aprazível é o restaurante mais conhecido do bairro, famoso por receber diversos prêmios de gastronomia e por sua vista.



Com diversos ambientes, e uma decoração bastante tropical, o restaurante conquista a todos. As suas lounges são ideias para reunir grupo de amigos e ter privacidade e mais ainda é propício para o romance.



Adoro o Palmito fresco assado e os drinks da casa!







3. Ir no Hotel Santa Teresa para almoçar no Therèze ou à noite tomar drinks no Bar dos Descasados
O Hotel Santa Tereza é um clássico no que se refere ao luxo, e o requinte não fica só na hospedagem não, passa pelo seu bar e restaurante.


Com alta gastronomia, o Therèze é uma excelente pedida. A dica são as opções de almoço executivo, que acompanham entrada ou sobremesa, e um delicioso café expresso.






Outra experiência que não pode faltar é tomar um drink ou um espumante no bar dos Descasados, ambiente um pouco mais descontraído e descolado, não perde no quesito estilo.



4. Passear pelas ruas curtindo os Ateliês
Os ateliês de Santa são o refúgio da arte carioca! É tanta arte espalhada pelo bairro que impressiona até os menos apaixonados. O ponto de encontro fica no Largo dos Guimarães.






Amei também poder conhecer pessoalmente o Getúlio, um artista de rua que trabalha desde pequeno com marcenaria, começou fazendo brinquedos. Eu já havia visto ele na televisão no Programa Arte Urbana. Ele é tão gentil que deu um lindo coração para eu pendurar na parede de casa!




5. Almoçar nos diversos restaurantes do bairro
O Largo dos Guimarães é cheio de restaurantes que bombam. No domingo passado, dia 18 de junho, estive lá em quase todos tinham música ao vivo e de bom gosto, como mpb e jazz! Eu passava na frente deles e de fora já me animava toda, foi difícil de escolher onde comer.


Mas escolhi o , por ser especializado em frutos do mar. Amei o bobó de camarão e a música ao vivo! Se você não estiver com muita fome, a dica é pedir meia porção, pois sai mais em conta e a quantidade é suficiente para duas pessoas (que não comam demais hehehehe).



Outro lugar que é muito procurado e recomendado é o Bar do Mineiro, com um ambiente meio underground, mas só comida clássica brasileira, como feijoada, carne seca, tutu, linguiça. O lugar fica lotado e animado, e o preço é bastante razoável.


Outros restaurantes do largo são o Espírito Santa, o Marcô, a Adega do Pimenta, o Bar do Arnaudo.

Então essas são as minhas dicas, espero que vocês gostem e aproveitem para explorar mais esse bairro especial!

Aproveitando para dar mais uma dica, mesmo sendo carioca, se hospede por pelo menos um dia em Santa Teresa, lá os hotéis tão românticos e com vistas tão privilegiadas, que não tem preço!




Beijos da Di.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo