Top 10 Atrações de Dublin! (autora: Vívian Rodrigues)


Oi pessoal! Sou a Vívian do blog Viva, Viaje! e sempre estou dando minhas voltas por ai mas foi a Irlanda que escolhi para chamar de lar por um tempo, e já adianto, estou cada dia mais encantada. É um prazer contar um pouco pra vocês sobre Dublin nesse top 10.

Dublin tem um charme muito especial pois consegue misturar o velho e o novo sem perder sua essência cultural e suas lutas históricas. Há opções para todos os gostos desde os apreciadores de arte até a turma das noitadas animadas. Pois bem, vamos começar fazendo um exercício. Feche os olhos e pense na Irlanda. O que é a primeira coisa que vêm à sua cabeça??  Pubs e Guinness, certo? Ótimo, é aí mesmo que começamos nossa lista do que você não pode deixar de fazer por aqui, os top 10 de Dublin:


1)       Ouvir música irlandesa no Temple Bar (tomando uma Guinness, é claro!)
O pub mais famoso da Irlanda deu nome para a região mais animada (e turística) da cidade. São dezenas de pubs, um do lado do outro esbanjando tradição irlandesa em forma de cerveja e música. Tomar uma pint de Guinness em um destes pubs ao som de The Galway Girl (aquela do Ps eu te amo sabe?) me fez sentir irlandesa e te garanto que vai acontecer o mesmo com você. Ahh, e se não souber a letra da música se solte da parte do ea-eaêÊ.

Temple Bar
Temple Bar


2)       Visitar a fábrica da Guinness
Nenhuma viagem a Dublin será completa se não houver uma visita à fábrica da Guinness. Uns dizem que é programa pega-turista, e pode até ser, mas a diversão é garantida. O tour conta como tudo começou, de onde vem os principais ingredientes e mostra todo o processo de fabricação. Se isso não te interessou ainda, calma que tem mais. A experiência fica completa depois de uma “aula” sobre como degustar a cerveja e como servi-la perfeitamente (você ganha até um certificado por isso =). E tudo termina com um belo pint no último andar, no Gravity Bar, com uma vista 360° magnífica da cidade.




3)        Ir às compras na Grafton Street
Se o orçamento da viagem estiver folgado, você irá se deliciar por lá... Mas se não, vá assim mesmo. A atmosfera da Grafton é única, com muitas vitrines elegantes, lojas de departamento, joalherias e boutiques contrastando com dezenas de artistas dando show e tentando arrecadar alguns trocados. Para descansar entre um loja e outra, aproveite para visitar um dos vários cafés, com destaque para o café no terraço da M&S.




4)       Caminhar pelo Phoenix Park ou se estender pelos gramados do St Stephens Green Park
A Irlanda não é chamada de ilha Esmeralda por acaso, tem verde pra tudo quanto é lado e a capital é exemplo disso. O Phoenix Park é o maior parque fechado da Europa, com 1750 hectares. É impossível conhecer tudo caminhando, então vale alugar uma bike logo na entrada e pedalar a procura de um entre as centenas de veados que circulam pelo parque junto aos turistas.


Mas no quesito parque, o Stephens Green Park é mesmo o queridinho. É grande o suficiente para se perder e encontrar um pouco de tranquilidade logo no final da Grafton Street, no lado sul da cidade. Mas se for um dia de sol, se prepare para dividir lugar com centenas de irlandeses e turistas na luta por um bronze. Na primavera e no verão ele tem um charme ainda maior quando flores ultra coloridas dão um ar gracioso.




5)        Trinity College
Bem no centro da cidade, a universidade irlandesa mais antiga, tradicional conhecida vale a visita. Os gramados sempre cheios de estudantes com seus lanches e animadas conversas contrastam com os paralelepípedos das vias que nos levam ao século 18. A biblioteca da universidade já foi eleita a mais deslumbrante do mundo e confesso que o título é merecido. O longo corredor clássico de dois andares, decorados com bustos dos principais escritores e poetas do mundo e as centenas de livros antigos organizados nas estantes são de cair o queixo!! Não só parece como foi mesmo cena de um dos filmes Harry Potter. 
A maior relíquia da biblioteca é a obra Book of Kells, um manuscrito feito por monges entre o século 6 e 9 que é considerado o mais antigo do mundo. O livro religioso, escrito em latim, traz os quatro livros do novo testamento e é decorado com pinturas coloridas.





6)        Kilmainham Gaol
A Kilmainham é uma prisão importante para o nacionalismo irlandês. Foi lá que os líderes dos rebeldes foram encarcerados e executados de forma a dar exemplo aos traidores. É possível fazer um passeio guiado (mas chegue bem cedo para conseguir) pelo local histórico e ainda visitar o museu que conta com objetos da época. A visita é interessantíssima e recheada de história.




7)        Conhecer a Irlanda pelos seus museus
Poucas cidades tem uma variedade tão grande de museus gratuitos e tão bem estruturados. Eu não sou a maior fã deles (peço desculpas pela falta de cultura da pessoa aqui) e prefiro descobrir tudo da minha forma mas pra quem gosta vale a visita na National Gallery of Ireland, National Museum of Ireland, Museum of Archeology e Decorative Arts & History. Eles ficam todos bem pertinho, nas redondezas da Merrion Square, onde também vale a passagem para apreciar as portas coloridas georgianas.




8)        Visitar a St. Patricks Cathedral
A St. Patricks é a catedral nacional da Irlanda. Diz a tradição que o São Patrício (St. Patricks) foi batizado e convertido ao catolicismo aqui em 450 d.C. e foi onde toda a sua peregrinação se iniciou. A construção original era de madeira mas a atual é resultado de uma reforma em 1192. A catedral abriga verdadeiros tesouros artísticos, memoriais aos soldados perdidos em guerras e inúmeros objetos em homenagem ao cavaleiros de São Patrício. Ao lado dela há um parque, de onde é possível apreciar a arquitetura da catedral e seu belo jardim.




9)        Experimentar o café da manhã irlandês
Quase no fim da lista, mas não menos importante, o famoso café da manhã irlandês. Ele não é bem o que chamamos de café da manhã no Brasil e sim quase uma refeição pro dia todo. Tem linguiça, ovo, bacon, pudim (feito de sangue), feijão, cogumelos, tomates e para beber, chá com leite. É uma mistura só e vale a pena experimentar pois é uma delícia! Destaco o café servido na Kilkenny Shop, bem do lado da Trinity College. Nas manhãs de domingo ele ainda vem acompanhado de uma bela apresentação de jazz.




10)     Ir ver o mar em Howth ou em Dun Laoghaire
Dublin tem bastante coisa pra fazer mas se você tem dias suficientes vale conhecer algum vilarejo próximo à capital. Utilizando o Dart (sistema de trem) da Irlanda é possível chegar à vários deles em vinte e poucos minutos e um preço que cabe no bolso até dos mochileiros.
Ao norte indico Howth e o mais famoso Fish and Chips da Irlanda. O vilarejo era moradia para os pescadores da região, mas hoje é uma área luxuosa com mansões e barcos privativos.


Ao sul, indico Dun Laoghaire, uma vila portuária de onde saem os navios para o Reino Unido e França. O destaque fica para o bar Forty Foot, logo na saída da estação de trem. A vista maravilhosa, a cerveja barata (para os padrões irlandeses) e a comida gostosa vão fazer seu dia espetacular!


(Essas duas fotos são ótimas pra mostrar como é o clima da Irlanda, foram tiradas em um intervalo de uma hora ou menos! Acreditem, aqui faz mesmo todas as estações em um dia só)

Espero que tenham gostado.

CONVERSATION

0 Comentários :

Postar um comentário

Volte
p/ topo