Cancun – Ruínas Maias

               Continuando a sequência de aventuras incríveis que Cancun oferece para você, vamos agora falar sobre as enigmáticas ruínas maias.

TULUM - EL CASTILLO
TULUM - EL CASTILLO

      A Península Yucatán (onde se localiza Cancun) está cercada de centros urbanos das civilizações pré-hispânicas. Se estiver hospedado em Cancun ou na Riviera Maia, você pode ter acesso a essas ruínas e conhecer um pouco do legado e da cultura desse povo.

DICAS IMPORTANTES:
·        Esses passeios geralmente são muito concorridos, ficando bastante lotados. Portanto é importante chegar cedo, pois as filas para compra de tickets são muito grande.

TULUM - ENORMES FILAS PARA COMPRAR OS TICKETS
TULUM - ENORMES FILAS PARA COMPRAR OS TICKETS
·  Outra forma de se evitar o transtorno das filas é aderir as excursões, dessa forma você terá um guia a sua disposição e não precisará entrar em filas para comprar seu ticket. Além disso, a empresa passa com um ônibus no seu hotel por volta das 7:15, com isso você não precisa se preocupar com aluguel de carro ou outro tipo de locomoção.
·        É importante usar sapatos confortáveis e se proteger do sol.
                ·        Separar uma manhã (ou tarde) para o deslocamento e para o passeio.
              ·        Se você for contratar o passeio por uma excursão, você fará o tour nas ruínas pela manhã e passará o restante do dia fazendo outros passeios e terá as refeições incluídas. A médias de preço para essas visitas é de U$ 110,00 por pessoa e podem ser adquiridas em agências turísticas espalhadas por shoppings, hotéis e etc. A empresa que faz esses passeios pelas ruínas é a Xcaret.

Na Península Yucatán existem quatro principais centros urbanos maias, cada um com uma característica e cabe a você decidir qual tem o estilo que mais lhe agrada e encaixar no seu passeio.

1)   CHICHÉN ITZÁ
Chichén era o principal centro político e econômico da civilização maia.

CHICHÉN ITZÁ - PIRÂMIDE KUKULCAN (extraída do site opengalleries.org)
CHICHÉN ITZÁ - PIRÂMIDE KUKULCAN (extraída do site opengalleries.org)
No local observa-se os hábitos e  o modo de vida da população da época. O sítio arqueológico conta com templos, praças, colunas, mercados, mas a principal construção da cidade é a Pirâmide de Kukulcan, um testemunho da precisão matemática e astrológica que o povo possuía.  Somando todos os degraus da pirâmide, tem-se um total de 365, a mesma quantidade de dias do ano.

2)   EK’BALAM
A área era totalmente fortificada, cercada por duas paredes concêntricas, fato que mostrava como o povo era guerreiro estava preparado para possíveis ataques.
A construção mais importante da cidade era a Acrópole, que é a maior estrutura da Mesoamérica.

EK'BALAM - LA ACRÓPOLIS
EK'BALAM - LA ACRÓPOLIS (Essa foto de Ek' Balam Ruins é cortesia do TripAdvisor)


O mais legal desse passeio é que diferente de Chichén e Tulum onde você não tem acesso às ruínas, lá você fica livre para explorar cada detalhe da arquitetura e cultura maia.

3)   COBÁ
Envolto por selva e lagos naturais, esse centro urbano chegou a exercer o controle econômico da Península de Yucatán através de rotas e alianças.
Com várias edificações monumentais, uma extensa rede de ruas e uma grande gama de textos hieroglíficos são os itens que distinguem essa unidade histórica.

COBÁ - PIRÂMIDE NOHOCH MUL (Essa foto de Coba Ruins é cortesia do TripAdvisor)
COBÁ - PIRÂMIDE NOHOCH MUL (Essa foto de Coba Ruins é cortesia do TripAdvisor)

A maior edificação é a Pirâmide de Nohoch Mul que com seus 42m de altura é a mais alta de toda a península. E também bastante íngreme, portanto não deixe de ir de tênis, já que lá você pode andar livremente pelas ruínas.

4)   TULUM
Esse passeio é o que vou contar com mais detalhe, pois foi o que escolhi fazer. Não por motivos muito específicos, mas por uma simples razão, eu tenho um livro chamado “As Melhores Viagens das Américas“ e tem a foto de Tulum nesse livro e eu simplesmente me apaixonei por essa imagem e pensei: UM DIA EU AINDA VOU ESTAR LÁ. Bem, então foi isso que eu fiz!

TULUM - TEMPLO DO VENTO
TULUM - TEMPLO DO VENTO
O local é realmente interessante, mas pessoalmente o que senti na verdade foi um pouco de MAGIA. Com toda essa reverência aos deuses e essa energia que gira em torno de uma cultura tão rica, o lugar  tem uma energia muito forte e poderosa!

MAIAS RELIGIÃO - DEUS DO SOL (OLHOS ABERTOS)  E DEUS DA LUA (OLHOS FECHADOS)
MAIAS RELIGIÃO - DEUS DO SOL (OLHOS ABERTOS)  E DEUS DA LUA (OLHOS FECHADOS)
Pelo que foi explicado, Tulum foi o primeiro centro da civilização maia descoberto pelos espanhóis. Fico imaginando a reação  dos maias ao se depararem com os navios chegando pelo mar, o susto que eles não devem ter levado, pois o interessante é que esse centro é todo cercado por muralhas, mas todas voltadas para o interior, nenhuma voltada para o mar, os maias nunca iam esperar que o inimigo surgisse das águas. Deve ter sido uma surpresa e tanto essa hein!!!
A cidade encanta pelas suas ruínas ao lado do mar azul e magnífico caribenho.

TULUM - CAIDINHA NO MAR CARIBENHO APÓS O PASSEIO
TULUM - CAIDINHA NO MAR CARIBENHO APÓS O PASSEIO

Além da vista maravilhosa você também pode conhecer os hábitos da época vendo ruínas de casas, templos, calendários. O nosso guia explicou que o interessante da metodologia da contagem do tempo maia é que é muito precisa, ele mostrou como funciona e é bem parecida com os algarismos romanos. 

TULUM - RUÍNA DE UMA CASA MAIA
TULUM - RUÍNA DE UMA CASA MAIA 
O único porém de Tulum é que todas as ruínas são cercadas por uma corda e você não tem acesso a elas.  Mas mesmo assim vale muito a pena, porque depois de tudo você ainda pode tomar um banho no mar maravilhoso da Riviera Maia.
Antes de chegar na área das ruínas o local tem um centrinho comercial onde você pode comprar artigos mexicanos, fazer câmbio de moedas, fazer um lanchinho se estiver com fome. Portanto o local tem uma infraestrutura.

TULUM - LOJINHAS DE ARTIGOS MEXICANOS
TULUM - LOJINHAS DE ARTIGOS MEXICANOS

TULUM - DONA KATRINA A DONA DA MORTE
TULUM - DONA KATRINA A DONA DA MORTE

TULUM - HORA DO LANCHE!
TULUM - HORA DO LANCHE!
Então é só escolher o passeio que mais tem haver com a sua personalidade e aproveitar muito!!!

CONVERSATION

3 Comentários :

  1. Oi Diana, não conhecia seu blog. Estava pesquisando sobre Cancun e vi todos os seus posts. Adorei! Dicas ótimas e super completas!!
    Eu fui para lá agora em agosto e superou muito as minhas expectativas! As ruínas de Tulum são o máximo mesmo. Muito lindo. Você chegou a ir a um cenote (cavernas com rios subterrâneos)? Foi uma das coisas mais legais que já fiz na vida. É uma dica ótima para quem vai para lá!
    Vou acompanhar sempre seu blog!
    Dri Lima

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!

    Fico muito feliz que você tenha gostado dos meus posts! Esse elogio vindo de você me deixa lisongeada!!!É uma honra!!!

    Não fui nos cenotes não, foi umas das coisas que fiquei na vontade... É bom que já tenho desculpa para voltar!!! VIVA!!!

    Seu blog é lindo! As fotos então!!! Parabéns!

    Beijos! Di.

    ResponderExcluir
  3. Adorei mesmo. Você tem uma nova fã =)
    E Obrigada! Fico muito feliz que você gostou do meu blog também!

    Beijos

    ResponderExcluir

Volte
p/ topo